Blog

quimioterapia

Curiosidades sobre quimioterapia em cães e gatos


A quimioterapia é um tipo de tratamento para o câncer. Consiste no uso de uma medicação capaz de matar as células cancerígenas. Pode ser administrada pelas vias: oral, intramuscular, intravenosa ou intracavitária. O fármaco e a frequência de administração irão depender do tipo de tumor em questão. Nem todos os tipos de tumores respondem ao tratamento com quimioterapia. 

A maioria dos cães e gatos submetidos a quimioterapia apresentarão efeitos colaterais leve. Apenas 1% dos casos pode apresentar sintomas mais graves. Os principais efeitos colaterais são os gastrointestinais (náusea, vomito e diarréia), depressão da medula óssea e queda dos pêlos. Nos gatos, a queda dos bigodes pode ser frequente. Para esses efeitos há medicamentos que aliviar os sintomas. 

Um pet que realiza quimioterapia pode ter uma vida relativamente normal. Trocas abruptas de dieta, convívio com animais desconhecidos e vacinação não são recomendados. Os dejetos do paciente (urina, fezes e vomito) devem ser manipulados com luvas, em especial nos primeiros dias após a administração da medicação. 

É sempre bom lembrar que o tratamento de quimioterapia é um processo passageiro. Em muitos casos pode aumentar e melhorar a vida dos pacientes. Todos os efeitos colaterais vão embora ao término do tratamento e os pêlos e bigodes crescerão novamente. 

 


Tags: oncologia quimioterapia cão gato