Blog
anestesia
O que você precisa saber antes do seu pet passar por uma anestesia
A anestesia é um procedimento necessário e corriqueiro na rotina clínica. Causa muito medo entre os tutores, principalmente em animais idosos, por falta de informação a respeito e vamos conversar sobre elas.
A idade é um parâmetro a ser levado em consideração, até porque com o envelhecimento podemos observar o surgimento de doenças como: cardiopatias, afecções renais, alterações hormonais entre outras. Mas é bom ressaltar que nem todos o paciente senil apresenta comorbidades. Muitos estão gozando de uma ótima saúde. E quando apresentam doenças, essas são conhecidas e tratadas, logo são mais fáceis de serem manejadas.
As técnicas anestésicas tem evoluido muito nos últimos anos. Hoje contamos com profissionais capacitados, equipamentos próprios para pets como monitores multiparamétricos, aparelhos de anestesia , bomba de infusão, além de diversos fármacos disponíveis. É cada vez mais raro ver clínicas e hospitais que não trabalham com anestesistas.
O uso de medicação única para anestesia tem sido deixada de lado para a implementação de técnicas balanceadas, que consiste na associação de diversos medicamentos com o objetivo de reduzir doses e potencializar efeitos, tornando os procedimentos anestésicos mais seguros, com recuperação mais rápida e menores efeitos colaterais.
Portanto, antes da indicação de uma anestesia, exames são necessários para a avaliação do estado geral do paciente e dos riscos anestésicos. Feito uma análise criteriosa e multidisciplinar , podemos realizar uma anestesia segura e tratar nosso pet da melhor maneira.