Blog
cancer
Câncer de pele e radiação solar: o que voce precisa saber ?
Sabe-se que a radiação solar pode ser danosa a saúde, podendo levar a queimaduras e em casos mais crônicos alterações no DNA da célula, desencadeando o câncer de pele. Portanto, devemos ter alguns cuidados quanto a exposição solar excessiva e sem proteção. Assim como o homem, cães e gatos também podem apresentar câncer de pele associado ao sol. Pets de pele clara são mais suceptíveis a tumores que os de pele mais pigmentada.
Os tipos de tumores mais frequentes relacionados ao sol são: Carcinoma espinocelular e o Hemangiossarcoma cutâneo. Os principais sintomas são: inflamação crônica da pele, ferida que não cicatriza ou sangra e/ou manchas escuras com relevo. Caso constate algum desses sintomas procure seu veterinário para uma avaliação.
No verão devemos redobrar os cuidados quanto ao sol. Para isso devemos evitar passeios ao ar livre em horários onde o sol está mais forte (10 manhã até as 4 da tarde). É indicado o uso de protetor solar e/ou roupas com fatores de proteção UVA e UVB. No inverno, os pets tendem a buscar o sol para se aquecer e também podem apresentar problemas se não estiverem devidamente protegidos.
A prevenção é a melhor ferramenta para evitar o câncer de pele relacionada ao sol. Proteja sempre seu melhor amigo e consulte regularmente o veterinário.